Pular para o conteúdo principal

Conhecendo o Patchwork

Para compor seus projetos e se familiarizar com termos e denominações universais usadas nos trabalhos de Patchwork é necessário habilidade, treino e estudo. Para tanto segue informações que julgo importantes:

Partes do Quilt/Patchwork

PARTE (piece)- cada uma das partes que compõem o bloco e que possuem formas geométricas.

BLOCO (block)- conjunto de partes unidas formando uma figura, a partir de um gabarito ou gráfico.

FAIXA OU COLUNA (row ou column) - diversos blocos unidos na horizontal ou na vertical.

MOLDURAS ou TIRAS DIVISÓRIAS (sashing)- tiras entre os blocos, podendo ser verticais e/ou horizontais. Geralmente, primeiro verticais internas, seguindas de horizontais internas; posterior topo, pé, lateral e lateral.

BORDAS (border)- tiras que margeiam, fecham o trabalho. Finalizando o topo do projeto, o topo do patchwork pronto (blocos unidos mais tiras etc.).

QUINA ou TACO (corner square)- peças que são colocadas nos finais das bordas (podem ter diversos formatos, mais usados: quadrados ou triangle square).
Por dentro do Patchwork
Na maioria dos projetos de patchwork,  é elaborado a partir de blocos.  Tais blocos geralmente são feitos com figuras geométricas como: quadrados, retângulos, triângulos e losangos. Também pode-se utilizar curvas. Já as curvas mais acentuadas geralmente fazemos em apliquê.
Blocos
Um projeto de patchwork tradicional é formado por blocos. O bloco é um quadrado de tecido composto por pedaços emendados. O número de combinações para formar blocos (e dos blocos para formar um quilt) é infinito.
Elaine Martinho

fonte internet

Postagens mais visitadas deste blog

Curso Corte Costura

Renasce o gosto pelas artes manuais! Definitivamente costurar encanta a geração que busca momentos agradáveis, terapia, renda extra. Venha fazer parte desse grupo e descubra uma forma de entretenimento inigualável. Mais informações sobre nossos cursos: 11-4555.2549 ou atelier.escola@hotmail.com

Consciência Criativa

Arte e suas facetas

A arte propriamente dita é muito subjetiva! Ou melhor, totalmente! Se todos compreendessem isso...a competição seria mais saudável e os resultados surpreendentes. O direito de expressar e exteriorizar suas emoções, pensamentos, ideais. Conceitos de arte no ritmo de cada um, com nuances poéticas, amor etc.. Aqui em nosso Atelier Escola , você tem a oportunidade de realmente criar. Exteriorizar. Seja pintando, tecendo, costurando, decorando, conversando, idealizando! Fornecemos ferramentas e argumentos materiais e filosóficos para nossas alunas se destacarem como amadoras ou profissionais. Tanto no sentido de maximizar ou minimizar suas obras e projetos. Faça parte de nosso Atelier Escola e aprenda de verdade! Não tememos a informação, todos tem lugar ao sol!