Conhecendo o Patchwork

Para compor seus projetos e se familiarizar com termos e denominações universais usadas nos trabalhos de Patchwork é necessário habilidade, treino e estudo. Para tanto segue informações que julgo importantes:

Partes do Quilt/Patchwork

PARTE (piece)- cada uma das partes que compõem o bloco e que possuem formas geométricas.

BLOCO (block)- conjunto de partes unidas formando uma figura, a partir de um gabarito ou gráfico.

FAIXA OU COLUNA (row ou column) - diversos blocos unidos na horizontal ou na vertical.

MOLDURAS ou TIRAS DIVISÓRIAS (sashing)- tiras entre os blocos, podendo ser verticais e/ou horizontais. Geralmente, primeiro verticais internas, seguindas de horizontais internas; posterior topo, pé, lateral e lateral.

BORDAS (border)- tiras que margeiam, fecham o trabalho. Finalizando o topo do projeto, o topo do patchwork pronto (blocos unidos mais tiras etc.).

QUINA ou TACO (corner square)- peças que são colocadas nos finais das bordas (podem ter diversos formatos, mais usados: quadrados ou triangle square).
Por dentro do Patchwork
Na maioria dos projetos de patchwork,  é elaborado a partir de blocos.  Tais blocos geralmente são feitos com figuras geométricas como: quadrados, retângulos, triângulos e losangos. Também pode-se utilizar curvas. Já as curvas mais acentuadas geralmente fazemos em apliquê.
Blocos
Um projeto de patchwork tradicional é formado por blocos. O bloco é um quadrado de tecido composto por pedaços emendados. O número de combinações para formar blocos (e dos blocos para formar um quilt) é infinito.
Elaine Martinho

fonte internet