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Uma Pincelada de Marketing

O Marketing é muito mais abrangente do que essa breve explanação.

Selecionei alguns itens do Plano de Marketing que ministro no Workshop de Marketing e coloco a disposição a quem possa interessar!!!

Passos Para Abrir um Ateliê

Por Elaine Martinho

A oportunidade de ter uma renda extra ou mesmo um hobby faz com que muitas pessoas ingressem nas artes. Primeiramente de modo informal e posteriormente regulamentado e literalmente de “portas abertas”.
Para tanto, existem alguns passos a seguir, pontos a serem observados e estratégias a serem criadas e executadas. À primeira instância, parece complicado, porém tentei elucidar de forma simples esse feito tão cobiçado por muitos artistas natos ou diplomados.


Definição do tipo de negócio

Defina o que, de fato, você pretende fazer:
1.       Venda de suas criações
a.      De que forma serão realizadas as vendas: por telefone, horário marcado, e-commerce, catálogo, representante e etc
b.      De que forma serão entregues: pronta entrega, sob encomenda.
c.       De que forma serão os pagamentos: à vista, sinal + vezes. E de que tipo de moeda: cash, cartão, cheques.
d.      Prazos de entrega.
2.      Aula
a.      Defina o material didático que será utilizado nas aulas.
b.      Tipo de aula: prática, à distância, DVD, apostila.
c.       Espaço físico, layout, iluminação, ventilação, ergonomia e conforto.
d.      Móveis, ferramentas, máquinas e materiais de apoio se necessário.
e.      Definição, segundo a capacidade, de quantas alunas por turma.
Defina o tipo de comércio onde você pretende expor seu talento
1.       Ateliê tipo Loja
a.      Materiais didáticos.
b.      Ferramentas (pincéis, telas, madeiras, tintas, tecidos, tesouras, linhas, papéis e tudo que for relacionado ao seu tipo de negócio).
2.      Ateliê tipo Show Room
a.      Exposição de amostras de produtos.
3.      Ateliê e Escola
a.      Exposição de amostras de produtos e Venda de Materiais e Produtos relacionados ao tipo de aula que será ministrada.  Ou ainda, se você indicará um local parceiro onde seu aluno terá descontos especiais.
Outras Definições
1.       Crie o nome ou marca dos seus produtos
2.      Procure o local onde vai instalar seu negócio e analise:
a.      Se há movimentos de pedestres, condomínios nas imediações, comércio na redondeza.
b.      Estrutura do prédio: estacionamento, banheiro, cozinha.
c.       Pintura do prédio (se necessário), o ideal para esse tipo de negócio é a cor amarela bebê e para as salas de aula azul suave.
d.      Fachada bem atrativa.
e.      Móveis e equipamentos.
3.      Qual será seu público alvo
a.      Sexo: feminino, masculino ou ambos.
b.      Faixa etária: crianças, adolescentes, adultos ou terceira idade.
c.       Situação: gestantes, religiosos, homossexuais, etc.
4.      Divulgação do seu negócio
a.      Panfletos.
b.      Anúncios jornal da região.
c.       Internet.
d.      Fachada.
5.      Preços e Promoções
a.      Pratique preços de mercado.
b.      Cartão Fidelidade.
c.       Descontos.
d.      Brindes.
e.      Nunca efetue vendas fiado.
6.      Apresentação
a.      Cartão de visitas.
7.      Organização e Administração
a.      Ficha cadastral de todas as alunas.
b.      Recibo de pagamento das mensalidades.
c.       Cadastro de solicitações.
d.      Caixa de sugestões.
e.      Mala direta.
f.        Mural de Recados (instruções e conduta do ateliê).
8.     Aulas
a.      Contratar professoras simpáticas e educadas ou você mesmo pode ministrar as aulas.
b.      Instrua as alunas com relação ao material que será utilizado nas aulas e quais elas devem providenciar.
c.       Desenvolver método de aula onde as alunas “caminhem” sozinhas e não dependam da professora. Sugira projetos fáceis a iniciantes de modo que a mesma construa sua carreira artística. Incentive suas alunas a criarem seus projetos.
d.       Sinceridade ao avaliar o trabalho de alunas, sem ser rude. Acima de tudo diga sempre a verdade quanto à qualidade do trabalho da mesma.
e.      Você deverá sempre se atualizar em cursos externos, workshops, feira e etc.
f.        Elaborar um plano de aula
g.      Diferenciar os tipos de cursos por graus de instrução das alunas, por exemplo: básico, intermediário e avançado.
h.     Horários, cumpra rigorosamente o início e término da aula, impondo dessa forma regras.
i.        Organize exposições dos trabalhos as alunas afim de divulgá-las e promovê-las.
j.        Ofereça um intervalo durante a aula e sirva um café com torradas.

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